No antigo Oriente, as pessoas escapavam do calor do verão cobrindo as janelas e portas com um pano úmido. Os egípcios colocaram junco nas aberturas das janelas. Todas estas invenções tornaram-se o protótipo das persianas – os europeus adoptaram esta ideia e atualizaram-na. Mais tarde, um nativo da Inglaterra começou a produzir persianas que conhecíamos no mundo moderno.
Tendo surgido nos países árabes há cerca de 600 anos, as persianas não perderam popularidade. Em vez disso, esse tipo de fachada tornou-se popular em todo o mundo. Hoje existem muitos tipos de persianas, que veremos a seguir.
Os benefícios das persianas
As persianas têm várias vantagens em relação às cortinas normais.
- Controle de luz. As persianas transmitir luz e ar enquanto protege do sol e de olhares indiscretos.
- Manutenção fácil. Eles são muito simples de montar, fáceis de usar e fáceis de limpar. As persianas podem ser fixadas em qualquer tipo de janela e não ocupam muito espaço.
- Variedade de estilos, cores e materiais para caber em vários interiores de ambientes.
Que tipo de persianas existem?
A gama de persianas modernas é muito diversificada. Dependendo do design, existem vários tipos de persianas, diferindo na localização das venezianas, método de montagem e características funcionais.
Persianas horizontais
Este tipo de persiana também é conhecido como persianas venezianas. Como você pode imaginar pelo nome, as ripas estão localizadas horizontalmente. Essas persianas tendem a expandir visualmente o ambiente.
Persianas Verticais
As ripas estão localizadas verticalmente. Eles podem ser feitos de diversos materiais e ter diferentes formatos. As persianas verticais tendem a aumentar visualmente a altura da sala.
Persianas de rolo e cassete
O material pode ter uma moldura nas laterais que são painéis reguladores especiais. Se quiser esconder o rolo, opte por persianas tipo cassete com uma caixa especial na parte superior.
Dependendo do material, existem persianas de alumínio, persianas de plástico, persianas de madeira e persianas têxteis.
Estores de alumínio e plástico
As persianas de alumínio são frequentemente escolhidas para escritórios, hospitais e instituições de ensino devido às suas características higiênicas: não há necessidade de lavá-las e as venezianas são fáceis de limpar com pano úmido. Este tipo de cobertura de janela está disponível em uma variedade de cores.
As persianas de plástico são resistentes à deformação, as ripas mantêm a sua forma e não dobram. São estéreis, não absorvem sujeira, poeira e odores.
Persianas de madeira
Esta é uma das opções clássicas entre todas as persianas. As persianas de madeira ficam perfeitas com cortinas e móveis de madeira. Hoje em dia lutamos pelo ambiente e pela naturalidade, por isso as capas de madeira não perderam a sua popularidade ao longo dos anos.
Estores Têxteis
Os clientes gostam de cortinas de tecido pela diversidade de cores, tonalidades e padrões. Para simplificar o cuidado, as lâminas são impregnadas com agentes antiestáticos, antipó e antibacterianos.
Persianas Romanas
Este é outro estilo clássico de coberturas de janela. Uma tela sólida é usada para fazer persianas romanas. O tecido é liso e reto na posição desdobrada. Quando levantado, forma lindas dobras.
Cortinas de enrolar diurnas e noturnas
A ideia é alternar entre listras transparentes e opacas. Alterar a posição dos elementos altera o nível de iluminação da sala. Quando duas listras opacas coincidem, o ambiente fica mais escuro. A coincidência das partes transparentes torna o ambiente mais leve.
Persianas Plissadas
Esta versão original é um tecido plissado. Essas persianas são fixadas diretamente na moldura da janela.
Na hora de escolher persianas para suas instalações, é importante se familiarizar com a descrição de todos os seus tipos, considerar seus prós e contras, e também decidir alguns pontos-chave como material e modo de montagem.