Hoje gostaríamos de expandir o tema cortinas para pequenas janelas.
Os especialistas afirmam com total responsabilidade: quando se trata de decoração, o tamanho de uma janela não é problema.
Sabemos aproveitar com vantagem uma pequena abertura de janela para que as cortinas sejam o adorno do ambiente graças à nossa abordagem competente.
Ao combinar corretamente cores, tecidos e estilos de cortinas, as cortinas podem não apenas embelezar, mas também equilibrar as proporções do ambiente, conferindo-lhe um visual harmonioso.
Escolhendo cortinas por estilo
O clássico opção com lambrequim, cortinas densas nas laterais e cortina transparente em toda a largura da janela. Recomendamos o uso de porta-cortinas neste caso.
Esta solução permitirá expandir ligeiramente a área de abertura sem torná-la pesada.
Design simples de Persianas romanas (corte reto sem dobras) de esquemas de cores claras servirão se você preferir não colocar ênfase em janelas pequenas.
Esses tipos de cortinas cabem na maioria dos quartos.
Cortinas de rolo cabe perfeitamente em muitos estilos de interiores. Uma de suas vantagens é que você pode controlar seu comprimento.
No caso de persianas, as ripas ou painéis estão localizados na posição horizontal ou vertical. Além disso, o material e as cores podem ser muito diversos, e o tecido pode ser pregueado ou reto.
Se as suas instalações forem pequenas, aconselhamos que preste atenção cortinas curtas — dão um certo charme com toda a simplicidade de corte e coloração.
O comprimento até o peitoril da janela ou um pouco mais alto será o ideal.
Estilo café as cortinas parecem bonitas e simples. Geralmente com 30-60 cm de comprimento, são tradicionalmente pendurados no meio da janela por meio de uma barra horizontal fixada nela.
Estas cortinas cobrem apenas a parte inferior da janela e são ideais para a cozinha.
Além disso, esta é uma opção econômica, pois são necessários poucos materiais e telas para costurar.
Ampulheta é uma forma bastante original de cobrir pequenas janelas.
A tela é esticada em toda a área do vidro em ambos os lados, e no meio é franzida e amarrada com fita, laço ou pedaço de pano.
Além disso, preste atenção ao cortinas sem varão.
Esta é uma boa opção para janelas pequenas, pois o varão da cortina não ocupará nenhuma parte do espaço. A própria cortina é pendurada em suportes de metal especiais.
Escolhendo cortinas por cor e tecido
- Dê preferência às cortinas confeccionadas com tecidos grossos de cores ricas e intensas para realçar ainda mais o seu interior. Caso contrário, escolha materiais claros e claros.
- Definitivamente, você deve evitar abstrações massivas, pois padrões grandes ficarão ridículos em um pequeno pedaço de tela.
- Se a tarefa não é evitar que os raios solares invadam o ambiente, dê prioridade aos tecidos transparentes ou leves. Para escurecer, instale cortinas de enrolar blackout como elemento adicional para esta opção.
- Tenha em mente que materiais leves de tons claros irão desfocar visualmente as bordas das janelas e aumentar o espaço das instalações.
Dicas de design
Na hora de selecionar cortinas e outros têxteis-lar, os designers aconselham levar em consideração as peculiaridades do interior para que as cortinas o enfatizem.
Sugerimos seguir as regras gerais básicas para fazer com que suas instalações com janelas pequenas tenham estilo e elegância:
- Ao decidir a cor das cortinas para uma sala pequena, considere o padrão do papel de parede. Se o papel de parede desta sala for unicolor, a cortina poderá ser com figuras e vice-versa.
- Escolha tons de cores lisas – eles não chamam a atenção para uma janela pequena e ampliam visualmente a abertura.
- Se você não é fã de decorações exuberantes, escolha estilos de cortinas complexos e elementos decorativos com uma pitada de sal, pois eles tornam as cortinas mais volumosas e a janela pode parecer completamente escondida atrás do tecido.
- Ao decorar janelas pequenas, você deverá evitar cortinas que vão até o chão, pois uma janela estreita ou baixa ficará estranha emoldurada por cortinas longas. A próxima regra se aplica aqui: uma pequena abertura funciona com um curativo pequeno.
- Não deixe de usar alguns truques para aumentar visualmente a altura do teto ou ampliar o espaço com uma cornija de teto.
As aberturas pequenas não são uma sentença para o design interior do seu quarto.
Existem muitas técnicas e opções para cobrir pequenas janelas.
Use as ideias descritas para aproveitar com vantagem as pequenas janelas e transformá-las em uma assinatura do ambiente.