Sempre fui fascinado pela beleza dos interiores parisienses e pela arquitetura Haussmanniana. Desde a minha primeira viagem a Paris com os meus pais quando criança, e especialmente quando me mudei para o meu primeiro apartamento parisiense Haussmann na Rue de Saussure, no 17º arrondissement, o meu amor por este estilo só cresceu. O estilo arquitetônico de um edifício haussmanniano (que data do final do século 19 sob Napoleão III) é simplesmente espetacular: tetos altos, janelas do chão ao teto, molduras de teto intrincadas, lareiras de mármore com espelhos ornamentados, piso em parquet em espinha de peixe, varandas em ferro forjado e painéis de parede elegantes.
Sempre pensei que os parisienses, e os franceses em geral, têm um talento especial para realçar estes detalhes arquitetónicos com muito bom gosto. Basta olhar para o trabalho notável de estúdios e designers de interiores parisienses como Agence Véronique Cotrel, Camille Hermand, Studio Castille, Gilles & Boissier, Girodroux Delpy, Kasha Paris, Fleur de Lesalle, Charlotte Fequet e Supercarft – alguns dos meus favoritos.
Para trazer a elegância parisiense para sua casa, você não precisa morar em um lindo edifício haussmanniano na Rive Gauche ou Rive Droite (se precisar, sorte sua!) ou encher sua casa com antiguidades de valor inestimável. Sendo francês e apaixonado por design e decoração de casa desde que me lembro, estou animado para compartilhar todos os meus segredos para adicionar um toque de elegância parisiense à sua casa. Seguindo algumas regras simples de estilo de interiores e adicionando algumas peças de decoração cuidadosamente escolhidas, você terá um pedacinho de Paris em sua casa em pouco tempo ;)!
Este post não é patrocinado e todas as opiniões são minhas. Apresento apenas produtos que realmente amo e seleciono pessoalmente. Se você comprar através dos meus links, posso ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo extra para você. Obrigado!
O que é decoração parisiense?
Os interiores parisienses visam atingir um equilíbrio perfeito entre o passado e o presente. O charme da arquitetura Haussmanniana do século XIX é misturado com móveis e decoração modernos e contemporâneos. Dessa forma, nada no interior parisiense parece chamativo; tudo parece perfeito, criando um espaço coeso e organizado. Cada detalhe é cuidadosamente escolhido, desde materiais e cores até móveis e peças decorativas. Embora a simplicidade seja fundamental, está tudo nos detalhes. A arte costuma ser ousada e singular ou às vezes nem existe, dando aos móveis o espaço de que precisam para respirar e brilhar. As cores estão presentes e aquecem o espaço sem sobrecarregá-lo. Tal como acontece com tudo para os franceses – seja moda, beleza ou design de interiores – é tudo uma questão de contraste e equilíbrio, o estilo sem esforço. Lembrar, “menos é mais” ;).
1. Misture tons neutros com tons terrosos

Embora costumávamos ver muitos apartamentos parisienses decorados em tons de branco, agora existe uma tendência para interiores mais coloridos. Isso pode ser feito adicionando móveis coloridos, tecidos, obras de arte ou até mesmo uma parede de destaque. Tons terrosos como marrom, bege, bege, cinza, cáqui, verde, oliva, musgo e ferrugem são especialmente populares para aquecer os espaços parisienses sem fazê-los parecer confusos. A ideia é adicionar personalidade e tornar o espaço mais convidativo.
Nas salas de estar, paredes e tetos com detalhes arquitetônicos como molduras e painéis são geralmente mantidos em tons de branco (pense em branco, off-white, branco linho, marfim suave) ou cinza (cinza pérola ou cinza pomba) para realmente destacar aqueles ornamentos históricos. e obtenha o máximo de luz natural possível. Para contraste e profundidade, as cores terrosas podem ser usadas em uma parede de destaque, uma porta, um nicho ou uma prateleira personalizada. Por exemplo, nestes apartamentos parisienses, “The Pink Lady” redesenhado pelo estúdio de design de interiores Véronique Cotrel, ou “Bonne Nouvelle” do Supercarft Studio, você pode ver como as cores são lindamente incorporadas. Você também encontrará cores nas paredes dos quartos, corredores, entradas e banheiros, dando um toque alegre a toda a casa.
2. Pisos e tapetes de parquet

Para um apartamento verdadeiramente parisiense, o piso em parquet é absolutamente obrigatório! Os tipos mais populares são parquet espinha de peixe, chevron e Versalhes (meu favorito!). Eu sugiro evitar o parquet de mosaico, pois pode parecer um pouco desatualizado. Normalmente, o parquet é utilizado em todas as principais áreas de estar (sala de estar, sala de jantar, quartos, etc.). Para áreas molhadas (“as características da água”) como cozinha e banheiro, ou áreas de serviço como corredores e banheiros, geralmente são escolhidos outros materiais, como telhas de cimento – que eu adoro! Estes nasceram na França por volta de 1850 em Ardèche e foram exibidos na Exposição Universal de 1867 em Paris, azulejos de cerâmica, mármore, mosaicos ou terracota (conhecidos como “azulejos” em francês).
Na sala e no quarto, um tapete costuma cobrir o piso em parquet para deixar o espaço mais aconchegante. Não hesite em experimentar diferentes materiais e cores na hora de escolher o seu tapete. Pessoalmente, acho que tapetes de cores escuras podem deixar um ambiente mais escuro, por isso opto sempre por tapetes de cores mais claras, não importa o estilo. Os meus favoritos são os tapetes berberes marroquinos, tradicionalmente feitos de lã de ovelha. Se uma viagem a Marrakech não está na sua lista agora (embora eu a recomende fortemente; a cidade é absolutamente deslumbrante), dê uma olhada nestes lindos tapetes de inspiração marroquina da Anthropologie.
3. Adicione peças de iluminação modernas
Na sala, costumamos retirar o lustre antigo para aumentar o espaço. Em vez disso, adicionamos pequenos toques de luz em toda a sala com luminárias de chão, luminárias de mesa e arandelas de parede. Existem algumas peças de iluminação que sonho comprar para o meu futuro “Casa”: estas lindas luzes Alix D. Reynis, feitas à mão em porcelana branca de Limoges. Também tenho uma queda pela iluminação estilo Art Déco, como essas luminárias Vanity Boum (comprei este lindo abajur Précieuse e adorei!) e esta luminária de chão umbela de rattan da Anthropologie e arandela Elise. No ano passado, comprei também este sonhador candeeiro de mesa Travatia em branco e rosa suave da Les Composantes. Parece uma nuvem e eu absolutamente adoro isso! Na sala de jantar, um lustre moderno é colocado acima da mesa, perfeito para aqueles longos jantares parisienses com amigos que duram noite adentro ;).
4. Estilos de móveis parisienses

Em um apartamento parisiense, você não encontrará muitos móveis antigos que ocupam muito espaço (os apartamentos parisienses não são conhecidos por serem muito grandes) e podem deixar o ambiente lotado. Em vez disso, móveis mais simples e aerodinâmicos equilibram as características arquitetônicas, como painéis de parede e molduras, que às vezes podem ser bastante ornamentados. Um interior parisiense não é nem exagerado nem exagerado, enfatizando o minimalismo e permitindo que os móveis respirem, com apenas algumas peças-chave normalmente presentes.
Pessoalmente, adoro Art Déco e móveis de meados do século. Adoro peças feitas com madeiras escuras como acácia, manga e nogueira, que combinam lindamente com tons terrosos e materiais como bouclé branco, veludo, linho e cana. Pense em um sofá bouclé creme redondo, uma poltrona de veludo, um bufê em travertino e carvalho com acabamento em nogueira ou um móvel de TV em madeira e cana. Para se inspirar, confira as boutiques de interiores parisienses NV Gallery ou The Socialite Family para ver o estilo de mobiliário ao qual me refiro.
5. Papel de parede panorâmico

Os interiores parisienses são famosos por suas paredes brancas imaculadas, mas às vezes você encontrará uma parede decorada com papel de parede panorâmico deslumbrante. Veja o lindo apartamento parisiense da foto acima, projetado pelo Supercraft Studio, que traz um charmoso papel de parede tropical com palmeiras e flores exuberantes. Eu adoro a sensação exótica desses papéis de parede – eles realmente levam você em uma viagem! Muitas vezes inspirados em designs do século XVIII, esses papéis de parede novos ou reeditados adicionam um toque elegante e antigo a um ambiente. Se você quer trazer esse visual para sua casa, recomendo fortemente dar uma olhada nas marcas francesas Papiers de Paris ou Ananbô.
6. Adicione espelhos ornamentados

Em um apartamento haussmanniano, muitas vezes você encontrará um grande espelho instalado acima das lareiras de mármore na sala de estar, na sala de jantar e nos quartos. Alguns espelhos têm molduras douradas elegantes, enquanto outros são perfeitamente integrados na parede com as molduras pintadas de branco para combinar, suavizando os ornamentos geralmente elaborados. Os espelhos são uma forma fantástica de criar uma ilusão de espaço em qualquer casa! Experimente colocar esses espelhos estrategicamente para refletir a luz e fazer com que o espaço pareça maior. Por exemplo, colocar um espelho na parede oposta a uma janela pode maximizar a luz natural e criar uma sensação de profundidade.
7. Flores e Folhagens

Ao contrário de outras cidades europeias, Paris não é exatamente conhecida pela sua vegetação ;). É por isso que os interiores parisienses são sempre adornados com lindas plantas verdes e flores frescas. Se você tiver a sorte de ter espaço ao ar livre, poderá transformá-lo em uma chique varanda parisiense. Caso contrário, crie um jardim interno exótico (“un jardin d’hiver”) com plantas verdes altas, como a ave do paraíso, a samambaia da Tasmânia ou a palmeira sagu.
Se você não tem um polegar verde (“o polegar verde” em francês), basta adicionar um buquê de flores frescas ao seu vaso favorito (o meu é o vaso com pés Mon Jules da Carron Paris, feito de cerâmica – Astier de Villatte é outra ótima opção). Coloque-o na mesa de jantar ou opte por um buquê de flores secas – são uma alternativa fantástica às flores frescas e artificiais.
8. Selecione tesouros para um toque pessoal

Os interiores parisienses são geralmente preenchidos com o que gosto de chamar “tesouros” (tesouros): arte, lembranças de viagens, livros, fotografias, vasos, pinturas, esculturas e outras peças minimalistas modernas. Elaborei uma lista das minhas marcas francesas favoritas de decoração para casa, onde você pode encontrar a sua própria “tesouros” e outros itens lindos. Pessoalmente, adoro encher a minha casa como uma “gabinete de curiosidades” (gabinete de curiosidades) com heranças de família, achados vintage, souvenirs de viagem e outros objetos de decoração charmosos que adoro e que me lembram boas lembranças. Isso ajuda a criar um estilo verdadeiramente pessoal e único :).Escolha o tipo de exibição!Escolha o tipo de exibição!
Escolha o tipo de exibição!
- Cortina De Varão Voil Branco 4,00x2,50 Sala Ou Quarto - Procurando decoração para sua casa.
- Cortina Varão Com Tecido Voil/Voal Liso Bege Branca Cortinas Para Porta X Janela Sala Quarto c/ Largura 4,00 x 2,50 Mts ...
E aí está! Espero que você tenha gostado de ler este post! Quais ideias chiques parisienses você experimentará em sua casa? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua opinião ou dicas adicionais para trazer um toque de elegância parisiense ao seu espaço! Obrigado!