texturas de cortina e suas combinações

Compartilhar no:

Conteúdo da Página

Cortinas desempenham um papel importante no design da casa, permitindo criar um interior único. A aparência final do tecido da janela e do ambiente como um todo depende diretamente do material utilizado. Na hora de escolher vale considerar a composição do tecido, sua resistência à lavagem e à luz solar direta, a capacidade de absorver odores. A gama de materiais oferecidos no mercado impressiona pela variedade, por isso muitas vezes é difícil fazer uma escolha. Vamos dar uma olhada em quais tecidos e texturas são mais preferidos para cortinas.

Dicas sobre como fazer a escolha certa

  • A primeira regra de escolha é a compatibilidade total dos tecidos que você planeja usar para costurar janelas.
  • Também é necessário atentar para aspectos como combinação de texturas. Por exemplo, se você planeja usar cortinas no interior, cujo tecido tem um certo brilho, é necessário selecionar cortinas transparentes com o maior embotamento, caso contrário as texturas não se complementarão. Pelo contrário, se o tecido da cortina for fosco, será razoável selecionar uma textura de tule com efeito de brilho.
  • Ao decidir qual deve ser a futura decoração das janelas, concentre-se na finalidade do ambiente, no temperamento e nas preferências dos habitantes e no estilo geral do local. O tecido para cortinas deve ser escolhido com destaque, pois define o estilo e sugere um conceito de design.
  • Ao escolher um tecido para cortina, leve em consideração sua densidade. Cortinas densas e que bloqueiam a luz podem proteger seu apartamento de olhares indiscretos e do sol.

Material da Cortina: Conselhos Gerais

Não importa de que tecido sejam feitas as cortinas, o principal é que atenda a todos os requisitos:

  • Praticidade. O material não deve ser muito exigente para manter.
  • Resistência ao desgaste. O tecido deve ser durável e resistente, não desbotar ao sol e não perder a cor.
  • Elasticidade. Para formar dobras e cortinas, opte por um tecido elástico.
  • Harmonia. Um belo tratamento de janela deve sempre fazer parte do estilo geral do ambiente.

Melhores tecidos e texturas para cortinas: recursos e benefícios

  • Queda de energia. É uma tela multicamadas com excelente isolamento térmico e opacidade. O material base é poliéster, resistente a manchas. A parte frontal do produto pode ter uma textura diferente (por exemplo, acetinada, perfeitamente lisa). Essas cortinas ficam bem em vários interiores.

Prós: excelente isolamento térmico; resistência à exposição solar; capacidade de armar; durabilidade; resistência à poluição; não enruga.

Contras: caro.

 

  • Veludo. É um tecido macio e fofo que fica bem na sala e no quarto. Ajuda a conseguir um ambiente acolhedor. Devido à densidade, as cortinas de veludo bloqueiam o fluxo de luz, retêm o calor e o frescor dos ambientes.

Prós: possuem alta densidade; excelente isolamento térmico; resistência à exposição solar.

Contras: material pesado; atrai poeira; alta manutenção (não pode ser lavado com frequência).

  • Jacquard. É um tecido denso e macio, de textura agradável (sem pilosidade) e resistente a rugas. As cortinas parecem luxuosas e são perfeitas para decorar uma espaçosa sala de estar. O material é resistente à exposição aos raios UV, podendo ser utilizado em ambientes ensolarados. No design de salas pequenas, o jacquard parece deslocado.

Prós: durabilidade; praticidade; universalidade de aplicação; aparência luxuosa; material facilmente drapeado; hipoalergênico.

Contras: é fácil deixar tensões no tecido.

  • Linho. Este é um material natural, ecológico e hipoalergênico. Ao escolher cortinas de linho, você não precisa se preocupar com sua saúde e com a saúde de seus entes queridos. Eles ficam adequados em qualquer área – cozinha, quarto, berçário, sala de estar. eles enrugam fortemente e são difíceis de passar.

Prós: resistência à sujeira e ao desgaste; fácil de lavar; hipoalergênico; não desaparece ao sol; respirável; força elevada.

Contras: vincos fortes; difícil de passar; encolhe após a lavagem.

 

  • Atlas. É um tecido uniforme e macio com densidade moderada. Distingue-se pela alta resistência e resistência à lavagem: o brilho original pode durar muitos anos. As cortinas de cetim estão disponíveis em diversas texturas e cores, adequadas para sala, berçário e quarto.

Prós: durabilidade; resistência ao desgaste; força elevada; hipoalergênico; não acumula eletricidade estática.

Contras: complexidade assistencial; o pano encolhe se for lavado e seco incorretamente; estende-se ao longo do tempo (se contém aditivos sintéticos); tecido pesado.

Agora que você conhece mais sobre textura de cortinas, fique a vontade para visitar nossa loja para escolher a textura que mais combina com seu ambiente.

Clique em uma das ofertas abaixo.

Avalie este post

Ofertas Imperdíveis para Você

Compartilhar no:

Pode lhe interessar também...